O que é Psicoterapia?

Assim como cuidamos de nossa casa física, que é o nosso lugar no mundo, cuidamos de nossas relações, de nossa vida profissional, de nossa espiritualidade, de nossa saúde e de nossa vida psíquica, que é nossa casa interior. Ela é sagrada e preenchida com nossas emoções, sensações, sentimentos, pensamentos e outros elementos que nos fazem únicos. A fim de compreendermos melhor cada um destes elementos, costumamos observá-los de forma separada, mas, na verdade, eles estão ocorrendo simultaneamente, já que todas estas características remetem a um mesmo ser, que é indivisível.

A psicoterapia visa o auto-cuidado e o olhar para nossa casa interior que, quando respeitada, nos promove um bem estar psíquico e nos permite viver a vida de forma mais harmoniosa, compreendendo nossos potenciais e respeitando nossos limites. Diferentemente da casa física, a casa interior só pode ser organizada pelo próprio morador e não há como delegar esta tarefa, mas é possível trabalhar em parceria com um profissional. Sim, às vezes precisamos de ajuda para fazer uma limpeza nesta casa, organizar conteúdos, dispensar o que não iremos mais utilizar e trazer outros elementos necessários em novas etapas e cenários da vida.

A psicoterapia é um trabalho em conjunto, entre paciente e terapeuta, que tem como base a reflexão, compreensão, fortalecimento e transformação de recursos internos, que desenvolvemos para lidar com a vida.  A fim de buscarmos uma amplitude de nossa consciência, que se expressa em diversos níveis, este trabalho permite-nos entrar em contato com conteúdos ricos, essenciais e, muitas vezes, desconhecidos, porém fundamentais para nos guiar em nossa jornada. A psicoterapia é pessoal e a sua duração varia de acordo com o tempo interno de cada um.